Editorial

O Blog Andragogia Corporativa está com nova formatação.

A linha editorial apresentará um enfoque dedicado às questões corporativas e aos benefícios gerados pela correta metodologia de aprendizado do colaborador adulto.

Convidamos você a navegar conosco neste ambiente, cujo objeto de estudo e os objetivos se mantém os mesmos, no entanto em incursões que nos exigirão mais em análise e serão mais instigantes.

Carlos Santarem

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O tempo de atenção de um adulto



Alguns estudiosos questionam sobre o tempo limite de concentração de um adulto em determinado tópico. Podem existir muitos números diferentes, mas o mais importante é a discussão em si deste tema e como poder extrair dela os benefícios em treinamentos. Mais importante é este assunto quando os treinamentos ocorrem dentro da empresa em um cenário no qual urgências chegam quase que a toda hora, os celulares enviam mensagem de textos para os participantes tentando seqüestra-los dos treinamentos em nome de assuntos críticos.

O tempo médio de retenção de conteúdo para um adulto normal é de 7-12 minutos. Saber trabalhar com este tempo, alternando as ferramentas de acordo com este “lead-time” ao mesmo tempo em que estimulando o pensamento crítico e a discussão pode permitir ao Instrutor elaborar treinamentos densos, dinâmicos, agradáveis e em cargas horárias mais reduzidas do que o habitual. Esta técnica está intimamente associada a metodologia andragógica.

Licença Creative Commons
O trabalho "O tempo de atenção de um adulto" de Carlos Santarem 

está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário